Se não conseguir visualizar correctamente este e-mail, clique aqui.

NEWSLETTER #42 2024
19 DEZEMBRO


[ A FONTE ]
VER VÍDEO
MAFALDA VEIGA

NOVO SINGLE: "A FONTE"
NUNCA ESTAR LONGE DA VISTA FAZ-NOS BEM AO CORAÇÃO
www facebook instagram youtube
“A Fonte” é o novo single de Mafalda Veiga, que assina letra e música e, pela primeira vez, a realização do videoclipe. Lançado a 19 de Dezembro, tem arranjo e produção de João Martins para guitarra, piano e um ensemble de cordas. Com o ano quase a terminar, e em tempos tão difíceis para o mundo, esta é uma canção que nos lembra que “a alegria é promessa para cumprir”.
Lisboa, 19 de dezembro de 2024


Uma fonte de alegria. Assim poderíamos descrever o novo single de Mafalda Veiga. Mas há mais para contar, porque também a arte traz a sua própria biografia.

“Cada canção tem a sua história, a razão pela qual foi escrita e a paixão com que chegou a um porto, de preferência bom”, diz-nos Mafalda Veiga a propósito do lançamento deste single.

“A Fonte” começou com o convite que recebeu para escrever um texto nas comemorações do bicentenário da mítica Vista Alegre. “Como escrever me pede quase sempre uma guitarra, quando dei por mim o texto tinha-se transformado numa canção”, conta-nos.

Diz a lenda que esta fonte, que existe de facto há muitos séculos, faz feliz quem bebe da sua água. “A mim também me fez feliz poder continuar este caminho. Juntas, letra e música foram comigo da fonte até ao mar onde, mesmo em frente a uma praia do norte, a canção foi gravada com uma equipa de músicos e técnicos que (juro) me pareceu terem ficado tão felizes como eu”, acrescenta a autora e compositora.

Com o apoio da Vista Alegre para a gravação, este tema, com letra e música de Mafalda Veiga, contou com João Martins nos arranjos e produção, Bruno Macedo na guitarra, e três solistas da Orquestra da Casa da Música no violino, viola e violoncelo. Foi gravado e misturado por João Bessa no Miramar Studio Sessions.

Num ano que começou com o lançamento do seu primeiro EP, “Geografia Particular”, disponível em todas as plataformas digitais, Mafalda Veiga mantém a particularidade da sua geografia: tão íntima como universal. No novo single “A Fonte”, assina também, pela primeira vez, a realização e montagem do videoclipe, com cor e finalização de Andreia Bertini. Uma canção e um filme que nos fazem pensar na forma como nos relacionamos com a natureza, e com a nossa própria natureza humana, e que reflectem a necessidade urgente de parar, nem que seja por um bocadinho, perante a extrema beleza do mundo.

•••



["A FONTE"]
DISPONÍVEL NAS PLATAFORMAS DIGITAIS



FICHA TÉCNICA

MÚSICA

Letra e Música - Mafalda Veiga

Voz - Mafalda Veiga
Guitarra - Bruno Macedo
Piano e vozes - João Martins
Violino - Ana Ribeiro
Viola - Mateusz Stasto
Violoncelo - Nikolai Gimaletdinov

Produção e arranjos - João Martins
Captação, mistura e masterização - João Bessa

Gravado no Miramar Studio Sessions, em outubro de 2024
Apoio para a produção áudio de Vista Alegre


VÍDEO

Letra e Música - Mafalda Veiga
Realização e montagem - Mafalda Veiga
Cor e Finalização - Andreia Bertini



www.mafaldaveiga.com

BIOGRAFIA

Mafalda Veiga é uma das mais importantes e reconhecidas cantoras e compositoras portuguesas, autora de algumas das canções mais emblemáticas da música portuguesa contemporânea.

Estreou-se em 1987, com o disco “Pássaros Do Sul” (Disco de Prata em menos de um mês e Prémio Sete Revelação). Editou vários álbuns que foram Discos de Ouro, Prata e Platina, como “Tatuagem” (1999, que integrou bandas-sonoras de novelas da Tv Globo), “Mafalda Veiga (Ao Vivo)” (2000, CCB, Lisboa), “5 de Outubro no Coliseu de Lisboa” (DVD, 2004), “Chão” (2009, Prémio Zeca Afonso), “Zoom” (2011), “Praia” (2016), e o EP “Geografia Particular” (2024).

Em 2018, editou versões em dueto das suas canções “Planície” feat. Miguel Araújo, “Imortais” feat. Jorge Palma, e “Praia” feat. Rui Reininho. Em 2018 e 2019, apresentou-se ao vivo no Coliseu do Porto e no Campo Pequeno, em Lisboa, para comemorar 30 anos de música.

Em 2020, participou no Festival de Música “Eu fico em Casa” com um concerto a solo, online e em directo, a que assistiram 11 mil pessoas.
No mesmo ano, a compositora colombiana Mónica Giraldo adaptou e editou na Colômbia a canção de Mafalda Veiga “Todas as Coisas”, que gravaram em dueto.

Em 2022, tocou pela primeira vez na Grécia, a convite do Festival LEA (Literatura em Atenas) onde, no Auditório do Museu da Acrópole, encerrou com um concerto a Sessão de Abertura do Festival.

Entre 2022 e 2024, foi lançando temas do seu novo EP: “Óscar” e “Esta Canção”, produzidos em parceria com Agir e Nelson Carvalho; “Madrid ou Pequim”, “De Fio a Pavio” e “Geografia Particular”, produzidos por João Só, com arranjos de João Só e Nick Suave.

Em Maio 2023, apresentou no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, o espectáculo Geografia Particular, com a estreia acústica das novas canções. Maio de 2023 marcou também o início de um novo projecto: apresentar com Carlos Mendes o programa “Autores” na TVI (uma parceria TVI/SPA). No mesmo ano, subiu ao palco do Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, com a Banda Filarmónica Simão da Veiga de Lavre (fundada pelo seu bisavô), dirigida pelo maestro Rui Ferreira. O espectáculo contou com arranjos originais de João Martins para algumas das suas canções mais conhecidas (das mais antigas às mais recentes), em duas sessões completamente esgotadas.

No Centenário de Natália Correia, cantou e interpretou o icónico poema “A Defesa do Poeta”, no disco “Natália é Quando uma Mulher Quiser” composto por Renato Jr., que conta com a colaboração de algumas das mais importantes cantoras portuguesas e cujo espectáculo tem vindo a ser apresentado por todo o país.

Em Março de 2024, é editado, em formato digital, o EP “Geografia Particular”. Em Dezembro 2024, edita o single “A Fonte”, com produção e arranjo de João Martins para piano, guitarra e um ensemble de cordas.
VÍDEOS



[ GEOGRAFIA PARTICULAR ]
VER VÍDEO

[ DE FIO A PAVIO ]
VER VIDEO
[ MADRID OU PEQUIM ]
VER VÍDEO

[ ESTA CANÇÃO ]
VER VIDEO
[ ÓSCAR ]
VER VÍDEO
BOOKING

ANA MOITINHO
e: anamoitinho@radardossons.com
t: (+351) 918 214 864
(chamada para rede móvel nacional)

HELENA PEDRO
e: helenapedro@radardossons.com
t: (+351) 968 618 117
(chamada para rede móvel nacional)

JOANA DUARTE
e: joanaduarte@radardossons.com
t: (+351) 938 274 843‬
(chamada para rede móvel nacional)

ALDINA DUARTE • AMARO FREITAS • CAPICUA • CARLÃO
DA WEASEL • DELA MARMY • DJ GLUE • FOGO FOGO
HÉLIO MORAIS • ISAURA • LEFTY • LINDA MARTINI
MAFALDA VEIGA • MÃO VERDE • MUNDO CÃO • ORELHA NEGRA
PAPILLON • SANTOS & PECADORES • SILLY • SLOW J • TARA PERDIDA
www.radardossons.com
RADAR DOS SONS - PRODUÇÕES CULTURAIS, LDA.
RUA DE PEDROUÇOS N.27 - ESCRITÓRIO 5-D • 1400-285 LISBOA
t: (+351) 21 301 92 12
(chamada para rede fixa nacional)
® Radar dos Sons - Produções Culturais, Lda. • Todos os direitos reservados • 2010-2024